04/07/2010

na ponta da cana

(Leia o post original aqui:[na ponta da cana])

uma semana depois de ter voltado, tenho que por em escrita grande parte daquilo que vi lá pelos lados das caraíbas.

sim, estive na \"isla hispaniola\", nome que o nosso Colombo lhe deu assim que chegou á Índia do Oeste.

esta ilha, agora políticamente dividida ao meio, tem dois países, o Haiti e a República Dominicana.

o Haiti, muito pobre, não é destino de férias, por razões que nem eu percebo bem. terá provavelmente a ver com o facto de ser uma ex-colónia francesa, populada maioritáriamente por escravos trazidos de África.

a República Dominicana é igualmente pobre, mas tem a 'vantagem' de ter uma linhagem hispânica e também de ter as melhores praias da ilha, tanto do lado Atlântico como do lado do Mar Caribe.

Punta Cana é um dos destinos preferidos para férias pelos europeus, tem a particularidade de ser o destino com menos horas de voo (8 para lá, 7 para cá), e tem em geral o clima moderadamente quente.


bom, ao chegar, fomos brindados com um 'bafo' indescritívelmente quente, e com um nível de humidade bastante elevado. já o esperávamos de certa forma, as previsões de 32C assim o anunciavam.

também sabiamos que iriamos ter chuva, o que se veio a provar divertido, pois todo o resort está situado num pântano, e claro, os lagos de àgua são mais ou menos inevitáveis. andar de chinelos pela àgua ou inclusivamente com o chapeu de chuva, passou a ser comum.

o resort não tinha nada de especial em essencia, é mais um de muitos por lá. está muito bem situado, numa zona em que não tem mais nenhum ao redor e também não tem uma forte presença náutica, o que evita a àgua do mar demasiadamente poluída.

a praia é um sonho, areia branca (desta vez trouxe uma amostra), coqueiros e palmeiras espalhados a fornecer sombra e algumas palhotas para o descanso absoluto.

a comida é fantástica, sem no entanto ter os luxos do marisco. a fruta é sublime, nunca antes tinha estado neste lado do atlântico em pleno verão, e claro que a manga, a papaia e mesmo o ananás eram divinais.

passando um pouco á frente, o que falta mesmo é voltar, ao sol, ao calor e ao descanso... até Setembro, mais propriamente :P

(Leia o post original aqui:[na ponta da cana])

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails